Basicamente, a utilidade de um site de comércio electrónico é que o utilizador da Internet pode consultar os seus produtos e serviços a qualquer hora do dia ou da noite sem ter de ir a lado nenhum.
Assim, a compra dos seus produtos é de facto muito mais rápida do que se o comprador tivesse de ir à loja para escolher o seu produto.
Loja virtual designa uma página na Internet com um software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras) na qual empresas oferecem e vendem os seus produtos.
Os clientes acedem à loja, escolhem os produtos que pretendem adquirir e recebem esses produtos em casa.
Para ser caracterizada como loja virtual, o site deve ter todo o processo feito pela internet, desde a escolha dos produtos até o pagamento.
Embora a pandemia tenha acelerado o crescimento do comércio online, é difícil imaginar uma inversão ou pelo menos uma rápida desaceleração.
Consumismo – 40% dos compradores globais preferem fazer as suas compras de moda online.
Quando se trata de vestuário e calçado, 40% dos consumidores em todo o mundo preferem agora recorrer à Internet para as suas compras.
Outros 37% preferem este canal para efectuar as suas compras de beleza e saúde.
Para não mencionar todos aqueles que já só efectuam compras em lojas online de todo o tipo de acessórios para informática, gadgets etc.
Para satisfazer as expectativas dos consumidores cada vez mais exigentes, os retalhistas adaptaram-se utilizando a entrega como uma vantagem competitiva.
Algumas marcas dependem da entrega gratuita e outras da rapidez para aumentar as suas vendas online, raramente ambas.
Quer seja no mesmo dia ou no dia seguinte, cada vez mais marcas estão a estabelecer parcerias com serviços de entrega rápida para se destacarem.