Surgida em 1994 no Porto, a Chip7 – Informática cedo imprimiu uma forte dinâmica na sua forma de atuar no mercado português.
Inicialmente dedicou-se à assemblagem e comercialização de computadores pessoais para o grande público e rapidamente se expandiu para a distribuição informática, através da spin off Introduxi, que se dedicava exclusivamente ao mercado profissional e à revenda de material informático.
Complementarmente, com a percepção de um mercado emergente e de grande potencial – a internet, criou a empresa SEARA.com que se dedica à criação e implementação de soluções web para o mercado empresarial.
A estratégia de crescimento da empresa passou pela abertura de uma rede de lojas a nível nacional que em 2007 seriam cerca de vinte e cinco.
Mas, em 2008, pressionada pela forte concorrência que precipitou a inevitável redução das margens e perder dinheiro, é obrigada a alienar parte da rede para minorar danos.
Percebendo que o modelo de negócio baseado em pequenas lojas geridas à distância não resultava optou por criar um novo conceito de negócio baseado num franchising singular e fez uso da base de clientes de revenda da Introduxi. Nascia assim a rede Chip7 e o foco da empresa passa a ser a obtenção de produtos em condições mais vantajosas fruto dos volumes de compras cada vez maiores junto do mercado internacional.
Em paralelo deu especial atenção ao marketing através da promoção massiva do brand Chip7 com elevado reconhecimento de marca a que aliou a aposta no emergente canal de promoção que representam as redes sociais em especial o Facebook.
Atualmente, além da rede de lojas físicas explora o novo canal de venda online através do seu site onde oferece toda a gama de produtos com óbvios benefícios para os clientes que mais comodamente podem efetuar as suas compras.